Apresentação

A cidade de Uberlândia

Estrutura do imóvel

Como é morar nessa casa?

Morar e viver em Uberlândia

Por Layla Tavares | 29/1/2015

 

Uberlândia é a casa de aproximadamente 654 mil pessoas, que moram e vivem cada uma à sua maneira. Esses dois termos - morar e viver - não estão juntos apenas no dicionário, onde assumem sentidos semelhantes. Na prática, estão intimamente ligados, já que as paredes, o chão e o teto abrigam mais do que os moradores, abrigam também seus estilos de vida e suas histórias. Para conhecer alguns aspectos de como é morar e viver em Uberlândia, navegue pelo menu acima.

Morar e viver em Uberlândia

Localizada na região do Triângulo Mineiro, no oeste de Minas Gerais, Uberlândia é segunda maior cidade do estado. O Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 21,41 milhões a coloca na 25ª colocação entre as cidades mais ricas do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Com uma importante estrutura aéreo-rodo-ferroviária, que estabelece fluxos no sentido Leste-Oeste e Norte-Sul, a cidade desenvolveu-se como um dos principais centros logísticos de integração nacional. Essa característica é uma das que mais contribuíram para o crescimento de Uberlândia, especialmente nos anos 1980 e 1990, época de maior expansão demográfica da cidade. Relevo plano, oferta de empregos e ampla estrutura educacional também são aspectos que continuam atraindo migrantes em busca de oportunidades. A prefeitura estima que 62% da população seja de fora.

População de Uberlândia

2000

2010

2014

501.214  habitantes

604.013 habitantes

 654.681 habitantes

Esse contingente está distribuído nos 74 bairros da cidade, que tem área de 4.115 km². Segundo o geógrafo Vitor Ribeiro Filho, professor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para entender a cidade é preciso observar que existe um processo contínuo de construção, no qual diferentes agentes atuam. O resultado desse processo interfere na maneira como as pessoas moram e, consequentemente, em seus estilos de vida.

Morar e viver em Uberlândia

“As residências deveriam ser pensadas para atender às necessidades dos moradores”, é assim que o arquiteto Franco de Muno indica o princípio básico de uma boa casa. Seja projetada por um profissional ou erguida por orientação do próprio morador, o lugar de morar tem papel de destaque na vida das pessoas.

Morar e viver em Uberlândia

Casas grandes, pequenas, em regiões mais ou menos centrais. Cada uma delas imprime marcas na forma como as pessoas vivem.

Para saber como é morar em diferentes tipos de casas, navegue pelo mapa de Uberlândia.

Tags: arquitetura, Franco de Muno, moradia, Vitor Ribeiro Filho, Uberlândia, Morar e viver em Uberlândia

Publicidade

 

Todos os direitos reservados. 2014 | R7 Repórter Triângulo